Carros na pista de atletismo do Ibirapuera
A pista do estádio do Ibirapuera está sendo destruída para receber uma corrida de carros de drift no mês que vem
Nos últimos dias, a histórica pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, está sendo demolida para dar lugar a uma prova de automobilismo.
A primeira etapa da Ultimate Drift, uma corrida na qual os pilotos deslizam com seus carros nas curvas, está programada para acontecer nos dias 9 e 10 de março. A empresa responsável pelo evento está destruindo a pista de atletismo do estádio para adaptá-la à competição que acontecerá no início do próximo mês. A Ultimate Drift até mesmo publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando a remoção da pista do Ibirapuera.
A polêmica
A publicação gerou críticas por parte daqueles que são contrários à realização do evento no local. No entanto, a Ultimate Drift respondeu às críticas afirmando que o piso da pista estava danificado há anos e impossibilitava a prática do atletismo. Além disso, a empresa afirmou que está arcando com todos os custos para remover o piso danificado e restaurar o piso inferior, o que permitirá imediatamente a retomada do atletismo recreativo e agilizará parte do processo de restauração.
Segundo matéria da Folha de S. Paulo, por outro lado, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a reforma era necessária devido ao estado de deterioração da pista e que a destruição em andamento realizada pela Ultimate Drift era uma etapa obrigatória do processo, sendo feita sem custos para os cofres públicos.
A Secretaria de Esportes informou ao jornal paulistano que estão previstas reuniões entre os organizadores do evento e a comunidade do atletismo na tarde desta quarta-feira, 14, para buscar um entendimento entre as partes, na tentativa de acalmar a revolta da comunidade do atletismo.
Confederação de atletismo está indignada
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou uma nota expressando preocupação com as obras e a utilização do espaço para uma corrida automobilística. A CBAt manifestou sua indignação ao ver o templo do atletismo paulista, que já recebeu importantes competições internacionais, em estado de deterioração e possivelmente destruído.
A Comissão de Atletas da CBAt também emitiu uma nota lamentando a transformação de mais um templo do atletismo brasileiro para outros fins, sem considerar sua importância histórica e estratégica para o desenvolvimento da modalidade.
O Estádio Ícaro de Castro Mello
Inaugurado em 1974, o Estádio Ícaro de Castro Mello foi nomeado em homenagem ao arquiteto responsável pelo projeto do ginásio do Ibirapuera e outros locais esportivos, como o estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e o Mané Garrincha, em Brasília.
O estádio, que tem capacidade para cerca de 13 mil pessoas nas arquibancadas, já sediou partidas do Campeonato Brasileiro de futebol e shows de renomados artistas, como Elton John e Black Sabbath. Nos últimos anos, ele vinha sendo utilizado principalmente como centro de treinamento para atletas profissionais, mas ficou sem uso desde o fechamento causado pela pandemia de Covid-19, em meados de 2020.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)