Silvio Santos: A história por trás do nome Senor Abravanel
Explore a história por trás do nome real de Silvio Santos, seu legado na televisão brasileira e sua jornada de origem humilde ao bilionário
Apesar de ter ganhado fama com seu nome artístico, Silvio Santos, na verdade, se chamava Senor Abravanel. O sobrenome, inclusive, integra o nome de suas filhas. Mas de onde vem o “Senor”?
O nome Senor vem do avô de Silvio Santos, Señor Abram Abravanel, que faleceu em 1933. Em 1988, durante o programa “Show de Calouros”, Silvio explicou a origem do seu nome, se emocionando com a história. Segundo ele, seu avô tinha uma ligação histórica importante com a realeza europeia.
A Origem do Nome Senor
Silvio Santos, em sua explicação no programa de 1988, contou contextos históricos fascinantes sobre sua família. “Eu sou o Dom. O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos para a Espanha, era o Dom Isaac Abravanel”, revelou. O título “Dominus,” traduzindo para Dom, era um reconhecimento de suas realizações financeiras na Europa.
Qual a Importância do Título “Dom” na Família Abravanel?
Dom Isaac Abravanel, ancestral de Silvio Santos, teve papel crucial na gestão financeira de países europeus. “Consertou as finanças da Espanha, depois quando chegou a Inquisição, os reis disseram: ‘você fica e o seu povo judeu vai’. Ele falou: ‘não, o povo judeu vai e eu vou junto’. E foi para a Grécia,” explicou Silvio Santos. Esse valor de lealdade ao seu povo judaico perpetuou o título de Dom na sua família.
Uma História de Resiliência e Tradição
“Lá, então, o meu pai e meu avô tiveram o título de Senor Dom Abravanel. Aqui no Brasil não existe Dom, o título que os meus antepassados ganharam. Então, disseram para o meu pai: ‘Não, que Dom, Dom é frescura, não tem cura’. Então, ele colocou Senor, que quer dizer Dom Abravanel,” concluiu Silvio Santos. Dessa forma, o nome Senor preservou o respeito e honra dos títulos europeus da família Abravanel.
A história de Silvio Santos e seu nome é um reflexo de resiliência e tradição familiar. Mantendo viva a memória de seus ancestrais, Silvio carregou o nome com orgulho enquanto construía um império televisivo no Brasil.
Falecimento de Silvio Santos
Ícone da TV brasileira, o apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). As informações foram confirmadas pelo próprio SBT, emissora que o “Dono do Baú” fundou há 42 anos. O apresentador estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção. Semanas antes, ele esteve na unidade médica após diagnóstico de H1N1.
Assim, além de sua história pessoal fascinante, Silvio Santos deixa um legado imenso na comunicação e entretenimento no Brasil. Seu carisma e talento serão lembrados pelas futuras gerações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)