Diretor da Globo nega ter censurado romance gay em novela
Amauri Soares, diretor-executivo da emissora, falou pela primeira vez sobre o fracasso de Mania de Você

Diretor-executivo dos Estúdios Globo, da TV Globo e de Afiliadas, Amauri Soares avaliou a audiência abaixo do esperado de Mania de Você, especialmente na Grande São Paulo, principal referência para o mercado publicitário.
A novela termina no dia 28 de março com o título de menor audiência da história da emissora. O executivo também negou ter interferido no roteiro da trama de João Emanuel Carneiro e rejeitou as acusações de censura ao romance entre Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno).
Soares explicou que tem debatido com João Emanuel Carneiro e o diretor de Dramaturgia, José Luiz Villamarim, sobre os motivos que levaram à baixa audiência da produção.
“Na segunda-feira passada, Mania de Você deu 30 pontos no Rio. Não chegou a 25 em São Paulo. Desde o começo, a audiência em São Paulo foi muito diferente em relação ao resto do Brasil. Por quê? Quais as questões dessa história, da maneira como foi contada, que geraram conexão menor em alguns lugares do que em outros?”, disse ao jornal O Globo.
Executivo explica suposta censura de casal homossexual
Amauri Soares negou ter proibido João Emanuel Carneiro de criar um casal homoafetivo na trama. “Isso não foi um assunto aqui. Se o autor pensou e depois voltou atrás, essa decisão não passa por mim”, disparou. Ele ainda defendeu que a Globo sempre abriu espaço para histórias com diversidade.
“As novelas retratam relacionamentos homoafetivos há 25, 30 anos consecutivamente e tiveram um papel importante na construção do respeito e da tolerância pela diversidade”, argumentou.
O executivo da Globo reforçou que a criação das tramas segue sendo de total responsabilidade dos autores. “A criação é muito livre. Se esse ritmo não é o que alguém ou uma liderança de algum movimento considera adequado, eu entendo e respeito, mas quem decide é o autor”, defendeu.
Globo dá ‘basta’ em remakes de histórias antigas
Além de avaliar o desempenho de Mania de Você, Amauri Soares falou sobre os próximos passos da dramaturgia da Globo. Ele garantiu que a emissora não pretende diminuir o número de capítulos das novelas da TV aberta. O diretor ainda adiantou que, após o remake de Vale Tudo, não há novos projetos do tipo em planejamento. “Se tiver uma boa ideia de remake, tudo bem. As boas ideias que tínhamos na mesa fizemos. Neste momento, não temos outras, mas podem surgir”, declarou.
Amauri Soares afirmou que a prioridade da Globo é investir em novelas inéditas e inovadoras, buscando histórias que conquistem o público da TV aberta e do Globoplay. Ele destacou que a empresa continua avaliando formatos e tendências, mas sem mudanças drásticas. “Temos uma oferta grande de histórias inéditas, boas e inovadoras”, finalizou o executivo.
Confira mais notícias sobre mídia e entretenimento no TV Pop, parceiro editorial de O Antagonista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)