Críticos elegem os melhores filmes de 2024, veja nomes
O ano de 2024 foi excepcional para o cinema, com filmes internacionais diversificando as telas e o crescimento do cinema brasileiro.
O ano de 2024 foi marcante para o cinema em todo o mundo, com filmes de várias regiões se destacando nas telonas. Críticos brasileiros ressaltaram a diversidade e a qualidade dessas produções, evidenciada por uma pesquisa que consultou 100 dos principais críticos de cinema do país. Este ano sinalizou um maior protagonismo de filmes não americanos, alterando a dinâmica global do cinema.
Entre os 50 filmes mais bem avaliados do ano, segundo uma pesquisa exclusiva da mídia brasileira, oito eram produções nacionais. O cinema francês e japonês também chamaram atenção com oito e cinco filmes, respectivamente. Essa variedade destaca uma maior aceitação e reconhecimento de filmes fora dos Estados Unidos, num período em que a hegemonia americana no cinema está sendo desafiada.
Destaques do Cinema em 2024
Filmes internacionais vêm se destacando nas premiações desde antes da pandemia, com exemplos como “Parasita”, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, que alcançou o mesmo feito em 2023. No Oscar mais recente, pela primeira vez, três filmes internacionais foram indicados ao prêmio principal, ilustrando a evolução na escolha da academia rumo à diversidade.
No aspecto financeiro, o cinema ainda está se recuperando completamente dos efeitos da pandemia. As bilheterias globais estão próximas de atingir os níveis pré-pandêmicos, com expectativa de um crescimento de 6,6% ao ano. Entre os grandes sucessos deste ano, “Divertida Mente 2” e “Deadpool & Wolverine” ultrapassaram a cifra do bilhão em arrecadação.
Domínio das Animações em 2024
As animações tiveram um ano de destaque em 2024. “Divertida Mente 2” se tornou a animação mais assistida nos cinemas brasileiros e uma das mais lucrativas do ano. Outras animações, como “Meu Malvado Favorito 4“, “Moana 2” e “Kung Fu Panda 4”, também alcançaram grandes bilheterias mundialmente.
No Brasil, o filme nacional “Ainda Estou Aqui” atraiu milhões de espectadores, evidenciando o retorno do público às salas de cinema após um período de retração. Este aumento no público demonstra uma renovação do interesse pelas experiências cinematográficas, impulsionado pelo crescimento do número de cinemas no país.
A Ascensão do Cinema Brasileiro
O cinema brasileiro viveu um ano promissor. As bilheterias foram satisfatórias e as produções nacionais receberam prêmios em festivais internacionais. O filme “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles, é uma forte promessa para o Oscar de 2025, acumulando prêmios dentro e fora do Brasil, e pode quebrar um jejum de mais de duas décadas sem indicações ao Oscar internacional.
Outros títulos brasileiros também conquistaram prêmios, como “Manas”, premiado em Veneza, e “Malu”, que levou o maior prêmio no Festival do Rio. Esses sucessos indicam uma nova vitalidade e crescente reconhecimento do cinema brasileiro em palcos internacionais.
Perspectivas Futuras e Novas Produções
Em 2024, a diversidade de lançamentos e a participação internacional no cinema foram ampliadas, mostrando a capacidade da indústria em se renovar e atingir novos públicos. Com ênfase em animações e produções dramáticas, a expectativa é que o cinema continue a crescer e se inovar.
O próximo ano promete trazer ainda mais surpresas e manter o movimento de pluralidade nas histórias cinematográficas. O sucesso de produções internacionais e a força do cinema brasileiro apontam para um futuro promissor e repleto de novidades para os apaixonados pela sétima arte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)