Vivo obtém licença para atuar como fintech de crédito
Autorização do BC permite a oferta de novos serviços financeiros pela subsidiária Vivo Pay, a plataforma de soluções financeiras da empresa
O Banco Central autorizou a Vivo, por meio da controlada indireta, Vivo Pay Sociedade de Crédito Direto S.A. (SCD) a atuar como fintech de crédito. A licença permite que a companhia desenvolva novos serviços, como conta digital e produtos de crédito.
“Esta é uma evolução natural da jornada da Vivo na vertical de serviços financeiros. Desde 2020, começamos a ofertar os primeiros produtos financeiros, utilizando a potencialidade do ecossistema Vivo. Aliando nossa amplitude de canais, o poder da marca e nossa alta capacidade de processamento de dados com um dos maiores data lakes do Brasil, provamos diversos serviços ao longo dessa jornada e a licença junto ao Banco Central corrobora a relevância que a Vivo dedica ao seu ecossistema digital”, afirma Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech.
De acordo com nota da empresa de telefonia, a companhia deve anunciar os novos serviço em alguns meses. Todos estarão sob a marca Vivo Pay, que é a plataforma de soluções financeiras do grupo. A empresa pretende ampliar o portifólio produtos de crédito, carro-chefe da carteira de serviços financeiros da empresa.
O empréstimo pessoal da Vivo alcançou 446 milhões de reais em junho, com aumento de 62,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. E recentemente a companhia lançou mais dois serviços de crédito: parcela Pix e antecipação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O portfólio do Vivo Pay inclui ainda seguro para celulares e outros dispositivos, como tablets e notebooks. Nos 12 meses terminados em junho deste ano, as receitas de serviços financeiros da Vivo somaram 450 milhões e reais, com avanço de 26,9% na comparação anual, segundo nota da companhia.
A migração para o novo modelo será sem impacto para o consumidor final. No entanto, ter controle fim a fim da operação dá autonomia para que a Vivo integre cada vez mais os serviços financeiros aos canais da empresa. A estratégia é alavancar os novos serviços por meio do app Vivo, usado por oito a cada 10 clientes que querem falar com a Vivo.
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