Vibra comemora lucro recorde, mas perde participação de mercado
Lucro foi fortemente influenciado por recuperações tributárias na ordem de 2,6 bilhões de reais
A Vibra Energia divulgou lucro líquido recorde de 4,766 bilhões de reais em 2023, o melhor resultado desde 2017, quando a empresa passou a negociar ações na bolsa de valores. De acordo com a empresa o desempenho foi impulsionado por melhorias operacionais, resultados financeiros positivos e recuperações tributárias durante o período.
O lucro líquido no quarto trimestre do ano passado ficou em 3,3 bilhões de reais e, praticamente, garantiu o bom resultado de 2023. Na comparação com o mesmo período de 2022, quando o lucro foi de 566 milhões de reais o crescimento ficou em mais de 480%.
A performance, no entanto, foi marcada por recuperações tributárias da ordem de 2,6 bilhões de reais, que mais que compensaram a queda nas vendas de combustíveis, que registrou redução no volume vendidos de -8,7%, e a redução das receitas ajustadas de vendas de -3,1%
A Vibra defendeu que a redução se deve ao novo cenário de suprimento do mercado brasileiro de diesel, que contou com importações do produto russo de preço mais baixo devido à guerra na Ucrânia.
A Vibra optou por não importar o diesel russo, buscando ampliar suas compras no mercado nacional, acreditando que o suprimento interno seria mais competitivo a médio e longo prazo. “Embora o diesel russo tenha apresentado momentos como uma alternativa muito vantajosa de suprimento, a Vibra agiu com diligência buscando se qualificar como importadora desse produto, estabelecendo processos e governança para garantir que essas importações sejam feitas dentro das regras internacionais estabelecidas para derivados dessa origem“, explicou a companhia.
A perda de participação de mercado da empresa foi resultado direto da dinâmica de importações de diesel, especialmente, das importações provenientes da Rússia. O market share da empresaficou em 25,9% na média do ano passado, redução de 2,4 pontos percentuais em comparação com a média de 2022.
A empresa defende que o atual nível de participação no mercado é atípico e foi influenciado pelas condições do período. A Vibra espera que parte dessa participação seja gradualmente recuperada e diz ter restabelecida a competitividade por meio de um melhor equilíbrio entre importações de diesel e aquisições no mercado nacional.
Além disso, a companhia anunciou que está propondo um payout de 1,6 bilhão de reais em dividendos e juros sobre capital próprio, o que representa um dividend yield de aproximadamente 8,6% considerando-se a cotação média das ações da companhia em 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)