Vale conclui descaracterização do Dique 1B em Itabira, MG
Essa é a 15ª estrutura do tipo eliminada pela companhia, que chega a 50% do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante
A Vale anunciou a conclusão da descaracterização do Dique 1B do Sistema Conceição, localizado em Itabira, Minas Gerais. Essa marca representa a 15ª estrutura a montante eliminada pela companhia, atingindo 50% do seu Programa de Descaracterização de Barragens a Montante.
De acordo com a empresa, a finalização das obras ocorreu antes do prazo previsto, que era dezembro de 2024. O processo de descaracterização agora passará por avaliações e validações dos órgãos competentes.
A Vale também informou que as ações de recuperação ambiental na área já estão em andamento, parte do plano mais amplo de mitigação dos impactos ambientais.
Processo de eliminação de estruturas a montante
Desde 2019, a Vale tem feito esforços contínuos no compromisso de eliminar todas as suas barragens com alteamento a montante no Brasil. O Programa de Descaracterização é uma iniciativa para garantir a segurança das comunidades locais e a preservação ambiental. Ao todo, a companhia já investiu mais de 9 bilhões de reais na execução dessas obras, que visam a tornar essas estruturas inativas e seguras.
Essas barragens são monitoradas 24 horas por dia pelos Centros de Monitoramento Geotécnico da Vale, que utilizam tecnologias avançadas para garantir a estabilidade das estruturas.
O processo de descaracterização de cada barragem é específico, respeitando as características únicas de cada localidade e priorizando a segurança das pessoas e do meio ambiente.
A Vale destacou ainda que todas as ações são auditadas por especialistas independentes e acompanhadas de perto por autoridades públicas, reforçando a transparência e o compromisso com a segurança nos projetos de descaracterização.
Leia também
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)