Um economista no STF
De olho na pauta econômica, o futuro presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso determinou a contratação do economista Guilherme Resende para assessorá-lo...
De olho na pauta econômica, o futuro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, determinou a contratação do economista Guilherme Resende para assessorá-lo.
A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico na edição desta segunda-feira (28).
Guilherme vai auxiliar na elaboração de votos, na pauta de julgamentos e na gestão orçamentária da instituição. O indicado ocupa atualmente o cargo de economista-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.
Segundo a reportagem, Barroso quer soluções mais efetivas para as execuções fiscais e para o pagamento de precatórios.
Perfil
Pesquisador concursado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2004, Guilherme é PhD em Economia pela London School of Economics and Political Science (LSE) e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O economista foi diretor-adjunto da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Ipea de 2015 a maio de 2016 e coordenador de estudos regionais do órgão entre 2013 e 2014.
Piso da enfermagem
Recentemente, Barroso se envolveu em uma polêmica econômica, por conta do piso salarial da enfermagem. O ministro suspendeu, em setembro do ano passado, o aumento do piso sancionado um mês antes após aprovação no Congresso Nacional. Sua decisão, baseada no fato de que os parlamentares não indicaram de onde deveria sair o aumento, foi referendada pelos pares do STF, mas ele ficou marcado pessoalmente pela suspensão.
Vaiado durante evento da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Brasília, Barroso reagiu se colocando ao lado de quem tinha “vencido” o bolsonarismo. O ministro teve de pedir desculpas após cobranças públicas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)