Ultrapar melhora lucro no primeiro trimestre em 66%
Resultado foi impulsionado por bons números das três principiais vertentes de negócios do grupo, com destaque para Ipiranga
O grupo Ultrapar, dona da rede de postos de combustíveis Ipiranga, teve lucro líquido de 455 milhões reais no primeiro trimestre deste ano, com avanço de 66% sobre o resultado registrado no mesmo período em 2023. Na comparação, com o trimestre imediatamente anterior, no entanto, o lucro recuou 59%.
De acordo com a empresa, o resultado foi calcado na melhoria do lucro operacional (medido pelo Ebitda – lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) – com bons números das três principiais vertentes de negócios do grupo, com destaque para Ipiranga – e menor despesa financeira líquida.
O Ebitda ajustado do grupo ficou em 1,358 bilhão de reais no período, com crescimento de 26% em base anual. A receita líquida ficou estável em 30,4 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano, recuo de 1% na comparação com os primeiros três meses do ano passado, com quedas de faturamento da Ultragaz e da Ipiranga, compensada parcialmente pelo maior faturamento da Ultracargo no período.
As despesas gerais, administrativas e de vendas foram a 708 milhões de reais, crescimento de 5% na comparação anual.
O resultado financeiro líquido foi negativo em 283 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma elevação de 9% sobre as perdas financeiras registradas um ano antes.
No fechamento do trimestre, a dívida líquida da companhia estava em 7,822 bilhões de reais, contra 6,121 bilhões de reais em março do ano passado.
A empresa também destacou no relatório divulgado com os resultados do trimestre a conclusão da aquisição de participação acionária na Hidrovias do Brasil, que passou de 17%, para 36%. A Ultrapar explicar que a compra faz parte da estratégia da empresa de expandir a presença em setores expostos ao agronegócio, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,3 vez em março de 2024, queda de 0,7 ponto percentual na comparação com o mesmo período de 2023.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)