UE planeja emitir títulos para bancar despesas com energia e defesa
A União Europeia (foto) deve divulgar nos próximos dias um plano para realizar uma emissão conjunta de títulos de dívida em grande escala. A medida teria o objetivo de financiar gastos com energia e defesa, diante dos impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia...
A União Europeia (foto) deve divulgar nos próximos dias um plano para realizar uma emissão conjunta de títulos de dívida em grande escala. A medida teria o objetivo de financiar gastos com energia e defesa, diante dos impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O texto deve ser apresentado depois da reunião emergencial da cúpula de líderes da UE em Versalhes. O evento está agendado para os dias 10 e 11 de março. As autoridades ainda estão discutindo os detalhes relacionados à venda de títulos e ao montante a ser levantado.
Após a divulgação da notícia, a diferença entre os rendimentos dos títulos públicos de 10 anos de Itália e Alemanha caiu 0,10 ponto percentual para 1,51 ponto percentual. Já os rendimentos dos títulos da UE subiram devido à perspectiva de aumento da oferta.
Nessa terça (8), a Comissão Europeia, braço executivo da UE, lançou um plano para tornar a Europa independente dos combustíveis fosseis da Rússia até 2030 e acelerar a transição para a energia renovável. A ideia é começar o processo pelo gás, em razão dos impactos da guerra na Ucrânia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE não pode confiar mais na Rússia para lhes fornecer gás, petróleo e carvão. Segundo ela, o país de Vladimir Putin virou uma ameaça “explícita” para o continente desde o início da guerra.
“Quanto mais rápido mudarmos para energias renováveis e hidrogênio, combinados com mais eficiência energética, mais rápido seremos verdadeiramente independentes e dominaremos nosso sistema de energia […] Trabalharei para implementá-las rapidamente com minha equipe”, disse von der Leyen.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)