Taxação do aço: “Guerra comercial é uma possibilidade”
Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC, disse à Folha de S. Paulo que a decisão de Donald Trump de elevar as tarifas sobre o aço e o alumínio "joga o comércio mundial em águas desconhecidas" e há possibilidade de guerra comercial...
Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC, disse à Folha de S. Paulo que a decisão de Donald Trump de elevar as tarifas sobre o aço e o alumínio “joga o comércio mundial em águas desconhecidas” e há possibilidade de guerra comercial.
“É uma possibilidade. Nos anos 30 começou assim, a lei que os EUA aplicaram para defender a sua indústria, outros países começaram a adotar medidas semelhantes, porque à medida em que um país fecha suas fronteiras para defender sua indústria, seus trabalhadores, cria-se pressão política para que os outros países façam a mesma coisa.
Como é que o governante vai dizer a seus eleitores que ele não vai fazer o mesmo? Esse tipo de coisa tem efeito de demonstração. Nos anos 30, dois terços do comércio mundial desapareceram em três anos. O passado mostra que esse tipo de coisa pode levar a uma situação de retaliação mútua.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)