Suzano teria oferecido US$ 15 bi pela International Paper
Rumores sobre a proposta fizeram as ações da brasileira despencarem quase 9% na bolsa de valores
A gigante brasileira da celulose Suzano teria oferecido 15 bilhões de dólares pela americana IP (International Paper). A notícia, ainda não confirmada pelas empresas, fez com que as ações das companhias tomassem trajetórias opostas nas bolsas de valores.
Enquanto os papéis da brasileira afundavam quase 9% na sessão em São Paulo, cotados a 54,11 reais, as ações da americana disparavam perto de 6% em Wall Street, negociados a 38,98, por volta das 10h50.
A notícia tem como fonte reportagem da Reuters, que afirma que a proposta foi feita verbalmente ao Conselho de Administração da companhia america e deve ser formalizada nos próximos dias.
A reportagem lembra que a International Paper concordou em comprar a britânica DS Smith por 7,2 bilhões de dólares há menos de um mês, em um acordo que estaria marcado para ser concluído até o fim deste ano, mas que pode ser revisto em função do avanço da Suzano sobre a empresa americana.
A empresa de celulose brasileira estava avaliada em cerca de 77,5 bilhões de reais (pouco mais de 15 bilhões de dólares) até o fechamento das negociações na segunda-feira, 6.
De acordo com a notícia, a ideia seria uma oferta de 42 dólares por ação da americana, que, até a sessão anterior, era negociada perto de 37 dólares, o que significaria um prêmio próximo a 15% sob o preço de fechamento da segunda-feira, 7.
A mesma fonte anônima adianta, no entanto, que a International Paper deve recusar a proposta, que foi vista como “inadequada”.
A combinação com a IP traria ainda mais relevância para a Suzano no mercado global de embalagens de papel e pode gerar uma empresa com potencial lucro operacional (como lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 5,7 bilhões de dólares por ano, considerando-se os resultados divulgados pelas empresas em 2023.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)