Só o mercado de trabalho americano importa
Mercado está em compasso de espera pelos números do Payroll, que devem ajudar a apontar o tamanho do primeiro corte dos juros nos EUA
Os investidores passaram a sessão da quinta-feira, 5, em ritmo de antecipação pelos números do Payroll, que estão previstos para serem divulgados na manhã de sexta-feira, 6, e devem afetar as previsões para os juros básicos americanos e, consequentemente, as taxas por todo o mundo.
O mercado global ainda se divide entre aqueles que acreditam em um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros dos Estados Unidos e os que veem uma desaceleração mais forte da economia americana que levaria a uma redução de 0,50 ponto percentual na próxima reunião do FED (Federal Reserve) para tratar do tema, em duas semanas.
Com isso em mente, o dólar recuou contra o real mais de 1% para encerrar o dia cotado em 5m57 reais. Enquanto os juros futuros locais recuaram até 15 pontos na parte longa da curva, acompanhando a queda dos rendimentos dos títulos públicos dos Estados Unidos.
Durante o dia, a fala do diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, de que Ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) trazia forte indicação de que o início de um ciclo de alta da Selic seria gradual ajudou os investidores locais a calibrarem as apostas sobre a decisão por aqui.
A curva futura reduziu a inclinação por uma alta de 50 pontos base no próximo encontro do colegiado e precifica apenas 20% de chances do cenário mais agressivo para o início do ciclo de alta. Opções de Copom da B3 passaram a apontar mais de 70% de chances de um aumento de 0,25 p.p. da Selic daqui a duas semanas.
O Ibovespa, principal índice acionário do país, encerrou o dia em leve alta de 0,29% , aos 136,5 mil pontos, também na expectativa pelos números do mercado de trabalho americano na sexta-feira, 6. As ações da Vale (+0,72%) foram a principal contribuição positiva para o indicador, seguidas de Itaú (+0,64%) e RaiaDrogasil (2,23%).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)