Seu time de futebol preferido pode ter ações na Bolsa de Valores em breve
A Comissão de Valores Mobiliários divulgou o Parecer de Orientação 41 que explica quais as normas aplicáveis às SAF (Sociedades Anônimas do Futebol) que desejarem, por exemplo, fazer uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês)....
A Comissão de Valores Mobiliários divulgou o Parecer de Orientação 41 que explica quais as normas aplicáveis às SAF (Sociedades Anônimas do Futebol) que desejarem, por exemplo, fazer uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês).
De acordo com o presidente da CVM, João Pedro Nascimento, o documento clarifica o entendimento do órgão regulador sobre o assunto. “A função econômica essencial do Mercado de Capitais é a de conectar tomadores e poupadores de recursos. As SAF, assim como as companhias em geral, dispõem de múltiplos instrumentos que permitem a captação de recursos da poupança popular e, com isso, concretizar planos de restruturação de dívidas e de financiamento de projetos de investimento no âmbito da indústria do futebol. Lugar de futebol também é no Mercado de Capitais“, afirmou em nota.
No parecer, a CVM apresenta alternativas disponíveis no Mercado de Capitais para permitir a captação de recursos pelos clubes de futebol. Dessa forma, é possível que em breve um torcedor possa auxiliar o clube do coração a arrecadar dinheiro em uma debênture-Fut, que é uma papel de dívida emitido por uma empresa na indústria do futebol para levantar dinheiro para aplicação no negócio.
O órgão regulador, no entanto, alerta para a possibilidade de o torcedor “deixar-se influenciar pela paixão por seu time de coração – afastando a racionalidade da tomada de decisão de investimento” e defende que as SAF dediquem especial atenção à descrição de fatores de risco das ofertas e dos emissores. Além da utilização “nos documentos da oferta de linguagem clara, concisa, objetiva e balanceada na ênfase a informações positivas e negativas, que auxiliem investidores a formar criteriosamente sua decisão de investimento”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)