Semana curta, mas cheia
Começamos a semana de forma agitada. Logo na abertura, o Ibovespa futuro caía -1,9% e o S&P futuro, no mesmo horário, -2,4%. Nos mercados externos, vimos também destruição de riqueza em renda fixa, criptoativos e, sensivelmente menos, nas commodities. Acompanhe o que consideramos ser os destaques da semana, para entender melhor as razões para essas flutuações...
Começamos a semana de forma agitada. Logo na abertura, o Ibovespa futuro caía -1,9% e o S&P futuro, no mesmo horário, -2,4%. Nos mercados externos, vimos também destruição de riqueza em renda fixa, criptoativos e, sensivelmente menos, nas commodities.
Acompanhe o que consideramos serem os destaques da semana para entender melhor as razões para essas flutuações.
Semana reduzida
Aqui no Brasil teremos feriado na quinta-feira e a bolsa de valores estará fechada. No entanto, a agenda econômica na quinta e sexta-feira está bem esvaziada, o que pode tornar o mercado menos volátil e menos líquido.
Decisão sobre juros
Na quarta-feira, teremos decisões de política monetária, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e no Japão. No Brasil, o mercado espera um aumento de mais 0,5 p.p. na Selic, mesmo aumento esperado para o Fed nos EUA. Quanto ao Japão, não se espera mudanças para sua taxa de juros, mas, sim, em relação à fala do BoJ (Banco do Japão) sobre o iene, que está num patamar histórico de 133 ienes por dólar.
Juros alemães
Juros-base de toda a dívida europeia, os dos títulos alemães, na parte curta de 2 anos, hoje bateram mais de 1% ao ano e isso ocorre pela primeira vez desde 2011. As taxas de juros italianas estão operando mais de 277 pontos-base acima de sua contraparte alemã, maior valor desde 2014. Isso acontece depois que o mercado começou a precificar, na curva de juros, altas de até 125 pontos-base.
Segunda semana do Quantitative Tightening (QT)
Vale lembrar que essa é só a segunda semana do quantitativet tightening, processo de redução do balanço do Banco Central dos EUA (para saber mais, clique aqui), que, segundo o planejamento inicial, durará 2 anos.
Nícolas Merola, analista CNPI na Inv Publicações
Nota: boas oportunidades podem aparecer a qualquer momento, mas você tem que estar preparado. Sócio e estrategista-chefe da casa de análise independente Inv, Rodrigo Natali desenvolve uma estratégia multimercado que gerou ganhos de +50,91% em 2022 e pode ser aplicada por qualquer pessoa. Clique aqui e descubra como você também pode buscar resultados acima da média com investimentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)