Rússia proíbe residentes de enviar dinheiro para o exterior
Vladimir Putin (foto) proibiu todos os residentes na Rússia de transferir moeda estrangeira para o exterior, endurecendo os controles de capital como parte de um pacote de medidas de retaliação às sanções dos EUA e da Europa pela invasão da Ucrânia...
Segundo o decreto emitido pelo Kremlin, os pagamentos em moeda estrangeira nos contratos de empréstimo a não residentes da Rússia estarão proibidos a partir desta terça-feira (1º).
Mais tarde, registra o Valor, o banco central russo emitiu um esclarecimento, dizendo que a proibição “cobre apenas novos empréstimos e não o serviço da dívida existente”.
Em razão da invasão da Ucrânia, os EUA e seus aliados impuseram sanções aos maiores bancos da Rússia, incluindo o BC, e limites a bilionários e altos funcionários do governo, incluindo o próprio Putin, num esforço para impedir que a Rússia use reservas cambiais para amortecer sua economia.
Os movimentos provocaram uma queda acentuada do rublo e forçaram o BC russo a tomar medidas de emergência para estabilizar o mercado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)