Risco de Credit Suisse quebrar é maior que 50%
O mercado já precifica uma probabilidade maior de quebra do banco suíço do que de recuperação. O CDS (Credit Default Swap) de um ano do banco saltou de 294 pontos em 8 de março para 1.335 pontos nesta quarta-feira (15)...
O mercado já precifica uma probabilidade maior de quebra do banco suíço do que de recuperação. O CDS (Credit Default Swap) de um ano do banco saltou de 294 pontos, em 8 de março, um dia antes de o mundo descobrir as dificuldades financeiras do banco norte-americano Silicon Valley Bank, para 1.335 pontos nesta quarta-feira (15).
A instituição financeira suíça vinha há meses apresentando dificuldades para conseguir tornar o negócio rentável depois de ter sido uma das principais prejudicadas com os prejuízos acumulados pelo fundo Archegos Capital Management, em 2021.
De lá para cá, o banco teve de levantar capital para tentar equilibrar o balanço. No final do ano passado, investidores aportaram mais de US$ 4 bilhões, com mais da metade do dinheiro tendo partido do Banco Nacional Saudita.
Hoje pela manhã, porém, o presidente da instituição árabe disse em entrevista à Bloomberg que não iria fazer mais nenhum novo aporte no Credit Suisse caso aparecessem dificuldades de liquidez. “A resposta é absolutamente não, por muitas razões além das mais simples que são regulatórias e estatutárias”, disse Ammar Al Khudairy.
Como resultado, ações do banco suíço desabaram mais de 20% durante o dia e todo o setor bancário passou a ser olhado com desconfiança pelos investidores. Para se ter uma ideia, um indicado do setor bancário das empresas do EuroStoxx 600 caíam quase 7% nesta tarde.
O índice de volatilidade (VIX), também conhecido no mercado como indicador do medo, reflete a apreensão dos investidores e saltou para o maior nível desde outubro do ano passado. Além disso, em um movimento de busca por segurança os títulos soberanos estão pagando taxas cada vez mais baixas, uma vez que a procura tem crescido fortemente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)