Relatório de Inflação e PNAD movem ativos na véspera do feriado
Mercado espera novas pistas sobre o futuro da política monetária com coletiva de Roberto Campos Neto e dados de emprego
Os investidores devem acompanhar com atenção a primeira coletiva do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, às 11h desta quinta-feira, 28. O presidente da autoridade monetária vai comentar o RTI (Relatório Trimestral de Inflação), que mostrará as perspectivas da pressão sobre os preços sob a ótica da autarquia. Além disso, será uma chance para os jornalistas interpelarem RCN sobre os recados da ata do Copom (Comitê de Política Monetária).
A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) também está no radar, após o Copom apontar o mercado de trabalho e os salários como fatores de risco para a inflação, e o Caged apresentar números acima do esperado pelo mercado na quarta-feira, 27.
A expectativa é que a taxa de desemprego da PNAD, referente ao trimestre móvel encerrado em fevereiro, indique um mercado de trabalho menos aquecido devido. De acordo com levantamento da Bloomberg, a mediana do mercado aponta para um aumento na taxa de desemprego, passando de 7,6% no trimestre móvel até janeiro para 7,8% agora.
Assim como aconteceu no Caged, o destaque da Pnad fica por conta da massa de salários em circulação na economia. No trimestre encerrado em janeiro, esse indicador atingiu o nível recorde de 305,125 bilhões de reais.
No cenário político brasileiro, o governo formalizou ontem um projeto de lei com propostas para o fim do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e para a desoneração da folha de salários dos municípios. A proposta é reduzir o número de atividades econômicas beneficiadas pelo Perse de 44 para 12 e aumentar as alíquotas dos tributos abrangidos até 2026.
No mundo corporativo, a temporada de resultado prossege com a divulgação dos balanços das empresas aéreas Azul e Gol antes da abertura dos mercados, e, após o fechamento, será divulgado o resultado do resseguradora IRB.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)