Relatório de Inflação do BC no radar do mercado financeiro
Mercado financeiro quer entender melhor a piora no cenário vista pelo Banco Central para calibrar apostas sobre juros
Enquanto acompanha a escalada do dólar contra o real – que, na quarta-feira, 26, chegou a 5,52 reais, maior nível desde janeiro de 2022 – o investidor local deve dar atenção a apresentação do RTI (Relaório Trimestral de Inflação) do Banco Central.
A expectativa é que o documento esclareça mudanças importantes de cenário adotadas pelo Copom (Comitê de Polítcia Monetária) na reunião da semana passada, que manteve a Selic em 10,50% ao ano.
A mudança no hiato, de levemente negativo para estável, preocupa os agentes econômicos porque indicaria que a economia brasileira estaria operando no limite da capacidade e mais estímulos por crescimento poderiam pressionar a inflação.
Outra alteração de cenário, a mudança do juro real neutro de 4,5% para 4,75% é outro fator que pode dificultar a retomada na queda na taxa de juros básica. O juro neutro é uma ferramenta teórica que diria qual o nível em que a política monetária não teria impacto econômico, isto é, não teria efeito para contrair ou expandir a economia.
Uma taxa neutra mais alta significa que, para tentar conter pressões inflacionárias, o Banco Central tem de utilizar juros mais altos, uma vez que precisa induzir um ambiente econômico restritivo para que os preços desacelerem.
Além disso, os investidores devem se manter atentos a novas falas públicas do presidente Lula que tem repetidamente negado expectativas de cortes nos gastos do governo. De acordo com o petista, “é preciso saber se efetivamente tem que cortar ou se a gente precisa aumentar a arrecadação”.
Lula também garantiu que não desvinculará o BPC (Benefício de Prestação Continuad) e as pensões do salário mínimo e insistitui que as despesas não podem ser consideradas gastos porque são investimentos na população mais pobre.
Na tarde desta quinta-feira, 27, o petista continua a campanha eleitoral municipal com mais um evento público no município de Contagem, Minas Gerais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)