Produção industrial continua abaixo do patamar pré-pandemia
A produção industrial brasileira subiu 0,4% em agosto, puxada pela atividade de produtos farmoquímicos e farmacêuticos...
A produção industrial brasileira subiu 0,4% em agosto, puxada pela atividade de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.
Apesar do crescimento, o setor amarga um recuo de 0,3% em 2023. No acumulado nos últimos 12 meses, há uma queda de 0,1%. A produção continua 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia.
As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.
O resultado de agosto apontou um disseminado de taxas positivas, com expansão de 18 dos 25 ramos industriais pesquisados. Porém, as altas ocorrem depois de taxas negativas nos últimos meses.
É o caso da atividade de produtos químicos e farmacêuticos, que puxou o resultado em agosto, com alta de 18,6%, após três meses (abril, maio e junho) de quedas, quando acumulou recuo de 18,1% no período.
Em seguida, impulsionaram a alta em agosto os setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (5,2%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (16,6%).
Outras contribuições positivas vieram de produtos alimentícios (1,0%), de produtos químicos (2,2%), de máquinas e equipamentos (4,2%), de produtos de borracha e de material plástico (2,9%), de produtos de metal (1,9%), de móveis (5,1%) e de confecção de artigos do vestuário e acessórios (2,8%).
Já entre as quedas, destacam-se produtos diversos (-8,0%), couro, artigos para viagem e calçados (-4,2%) e metalurgia (-1,1%).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)