Produção industrial cai no 1º semestre; confiança volta ao nível de 2020
A produção industrial brasileira oscilou 0,1% em junho. Essa é a terceira taxa positiva no ano. No primeiro semestre, a indústria acumula retração de 0,3%...
A produção industrial brasileira oscilou 0,1% em junho. Essa é a terceira taxa positiva no ano. No primeiro semestre, a indústria acumula retração de 0,3%.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada na manhã desta terça-feira (1º), pelo IBGE.
Segundo dados do FGV Ibre, analistas estão menos otimistas com relação à trajetória da indústria nos próximos meses. Os segmentos produtores de bens de consumo são os menos satisfeitos e reportam baixos níveis de demanda e acúmulo de estoques.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela instituição, caiu 2,1 pontos em julho, para 91,9 pontos. Com o resultado, o indicador volta ao patamar de 92 pontos, registrado em fevereiro, nível mais baixo desde julho de 2020.
“O atual cenário macroeconômico, com taxa de juros elevadas e aumento do endividamento, reforça a ideia de um segundo semestre com nível de atividade morno e pouca chance de continuidade da recuperação esboçada pelo setor nos meses anteriores”, explicou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, na divulgação dos dados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)