Produção industrial cai 0,6% em outubro: quinta queda consecutiva
A produção industrial caiu 0,6% em outubro, segundo dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a quinta queda consecutiva. Em relação ao mesmo mês de 2020, a retração foi de 7,8%. Apesar dos dados negativos, o indicador acumula alta de 5,7% nos 10 primeiros meses do ano...
A produção industrial caiu 0,6% em outubro, segundo dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a quinta queda consecutiva. Em relação ao mesmo mês de 2020, a retração foi de 7,8%. Apesar dos dados negativos, o indicador acumula alta de 5,7% nos 10 primeiros meses do ano.
Os dados do IBGE mostram que, dos 26 segmentos industriais pesquisados, 19 registraram queda na produção em outubro.
As principais quedas foram registradas pelos fabricantes de máquinas e equipamentos (4,9%); de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,6%); de produtos têxteis (7,7%); de metalurgia (1,9%); e de produtos de madeira (6,6%).
André Macedo, gerente da pesquisa de produção industrial do IBGE, afirmou que os resultados mostram que o setor ainda não conseguiu recuperar o nível de fabricação de produtos que tinha antes da pandemia.
“Mais do que o resultado do mês em si, chama atenção a própria sequência de resultados negativos, cinco meses de quedas consecutivas na produção, período em que acumula retração de 3,7%. A cada mês que a produção industrial vai recuando, se afasta mais do período pré-pandemia. Nesse momento, está 4,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)