Procura por empréstimos cai 12,5%, maior queda em uma década
A busca por empréstimos caiu 12,5% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa foi a maior das quedas nos últimos dez anos...
A busca por empréstimos caiu 12,5% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa foi a maior das quedas nos últimos dez anos.
Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, elaborado pela Serasa Experian, divulgado nesta terça-feira (18).
Todas as faixas de renda tiveram queda, sendo maior entre aqueles que recebem até R$500. Amapá, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí são os estados com a maior retração.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, esse resultado não surpreende, já que segue as consecutivas baixas que foram apresentadas desde o início do ano.
“Se por um lado as altas taxas de juros diminuem o apetite por linhas de crédito, do outro temos os elevados índices de inadimplência, que representam um risco para os credores e reduzem as ofertas do recurso. O mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas que deve melhorar a partir do 2° semestre por conta da queda dos juros”, comentou, em nota.
O dado foi divulgado um dia após o lançamento do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)