Prévia da inflação deve mexer com juros futuros
A expectativa para a inflação medida entre meados de dezembro até o dia 15 deste mês, o IPCA-15, aponta para estabilidade na comparação com o mês anterior, com alta de 0,52%...
A expectativa para a inflação medida entre meados de dezembro até o dia 15 deste mês, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), aponta para estabilidade na comparação com o mês anterior, com alta de 0,52%. Na leitura anual, o consenso de mercado indica uma leve retração de 5,90% para 5,83%.
O número é importante, principalmente, para os vencimentos mais curtos dos juros futuros porque indicam a trajetória inflacionária do país e as possíveis medidas a serem tomadas pelo Banco Central. Caso a pressão sobre os preços interrompa a trajetória de queda, o mercado deve entender que a taxa Selic ficará nos níveis atuais por mais tempo. Atualmente, os investidores precificam o início dos cortes na taxa básica de juros no início do segundo semestre deste ano.
Além dos IPCA-15, que deve ser divulgado às 9h, outro dado com potencial para mexer com os preços dos ativos por aqui são os PMIs (Índices de Gerentes de Compras) norte-americanos, que vão apontar o dinamismo econômico nos Estados Unidos. A expectativa é que o PMI Composto fique em 46,4 nesta leitura, com pequeno avanço sobre os 45 passados. Números abaixo de 50 no indicador indicam desaquecimento econômico.
Por aqui, o mercado ainda digere as notícias sobre estudos para a criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina, além do financiamento de obras de infraestrutura e de exportadores brasileiros para o país vizinho pelo BNDES e pelo Banco do Brasil. A notícia foi recebida com receio pelos investidores, o que fez com que as ações do BB invertessem a trajetória na bolsa no dia de ontem e encerrassem o dia em queda de 0,75%.
No campo das commodities, o minério de ferro cede 0,68% em Singapura a US$ 124,80/tonelada. O petróleo tipo Brent opera estável (-0,02%) a US$ 88,17 o barril.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)