‘Presidentes do Brasil e Argentina foram corajosos’, diz porta-voz da OMC sobre acordo Mercosul-UE
O porta-voz da Organização Mundial do Comércio, Keith Rockwell, destacou que os presidentes do Brasil e da Argentina foram "corajosos" ao guiar o acordo entre Mercosul e União Europeia...
O porta-voz da Organização Mundial do Comércio, Keith Rockwell, destacou que os presidentes do Brasil e da Argentina foram “corajosos” ao guiar o acordo entre Mercosul e União Europeia.
Em entrevista ao Globo, Rockwell mostrou entender que o impacto político do acordo comercial pode não ser positivo para os países em um primeiro momento, porque traz competição a setores que poderiam estar acomodados.
“Vejo que há uma mudança política na América Latina no aspecto de encorajar a abertura e dar mais dinamismo às economias da região. E, politicamente, essas mudanças não são fáceis. Haverá mais competição. E competição faz as pessoas melhorarem para que continuem fazendo negócios. E isso não é fácil porque gera pressões políticas de todas as partes. Nesse aspecto, reconheço que os presidentes do Brasil e da Argentina foram corajosos.”
E concluiu:
“Ter um viés de mercado mais fechado é politicamente mais fácil no início, pois se incomoda menos os setores. Mas, num mundo em que as economias têm se integrado, o incômodo, cedo ou tarde, chega. Pois quem vende precisa produzir. E, para produzir, cada vez mais é preciso importar. Você não exporta se não importa.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)