Presidente do BC diz que “vamos atravessar essa crise com facilidade” e estuda liberação de R$ 670 bi
Roberto Campos Neto afirmou há pouco que a impacto do coronavírus na economia é bem diferente do que “já vivemos no passado” e garantiu que "vamos atravessar a crise com facilidade"...
Roberto Campos Neto afirmou há pouco que a impacto do coronavírus na economia é bem diferente do que “já vivemos no passado” e garantiu que “vamos atravessar a crise com facilidade”.
Ao anunciar medidas para enfrentar a turbulência, o presidente do BC afirmou que está em estudo inclusive liberação de um empréstimo de R$ 670 bilhões.
Segundo ele, as ações são em três frentes: inserir capital novo e liquidez; direcionamento dessa liquidez para setores com dificuldades e estabilização do mercado (garantindo a precificação correta).
A ideia de Campos Neto foi garantir o papel do BC como grande financiador das empresas.
O presidente do BC afirmou que as medidas visam garantir:
- Manter o sistema bancário líquido e estável, para fazer frente aos desafios que se apresentam;
- Garantir um sistema capitalizado, para que o canal de crédito continue a funcionar com normalidade;
- Oferecer condições especiais para que bancos possam rolar as dívidas dos setores afetados pela crise – monitorando os créditos que saírem do SF, com o intuito de evitar eventuais contágios;
- Garantir que o mercado de câmbio funcione com normalidade, sem disfuncionalidades de liquidez;
- Manter as condições monetárias estimulativas, para que o crédito sirva como canal de impulso ao crescimento, sem prejuízo ao objetivo de manter a inflação controlada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)