Presidente do BC diz que transição sustentável é “mais difícil do que esperávamos”
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou nesta quarta-feira (3) que a transição econômica global para um modelo mais sustentável será mais difícil do que o esperado. Durante um painel brasileiro na COP-26, Campos Neto...
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou nesta quarta-feira (3) que a transição econômica global para um modelo mais sustentável será mais difícil do que o esperado.
Durante um painel brasileiro na COP-26, Campos Neto disse que a pandemia criou gargalos para o setor energético. Segundo ele, aumentou a demanda por energia enquanto o mundo deixa de investir em opções mais poluidoras.
“Quando você olha para essa equação, você vê o aumento no preço da energia ao mesmo tempo em que muitos países diferentes estão tentando ser mais verdes. O resultado é que essa transição para ser mais verde será mais difícil do que esperávamos antes. Esse é o meu primeiro ponto e é porque é tão importante ser criativo em financiar essa transição.”
Para o presidente do BC, o mundo está em um terceiro estágio de preocupação ambiental, que envolve as finanças. Depois de passar pela atenção com a geração de energia sustentável e a produção agrícola verde, os olhos estão voltados para a cadeia de financiamento.
“Essa terceira onda é mais poderosa porque está realmente evitando que algumas empresas e alguns países recebam investimentos estrangeiros.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)