Presidente do BC diz que não quer permanecer no cargo após 2024
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), afirmou nesta quinta-feira (18) que não deseja ser reconduzido ao cargo quando terminar o seu mandato. Em evento promovido pelo banco BTG, ele disse que a possibilidade de recondução expõe o órgão “à vontade política do Executivo”...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), afirmou nesta quinta-feira (18) que não deseja ser reconduzido ao cargo quando terminar o seu mandato. Em evento promovido pelo banco BTG, ele disse que a possibilidade de recondução expõe o órgão “à vontade política do Executivo”.
“Quando foi feita a regra de autonomia, eu fui contra a recondução. Quis tirar a recondução do projeto. Acho que não é saudável […] cria uma fragilidade no meio do mandato porque vai ter um presidente do Banco Central que vai estar interessado em ser reconduzido e fica exposto naquele momento à vontade do Executivo”, afirmou. “Se tivesse dependido somente de mim não teria recondução na lei de autonomia [do BC]”, acrescentou.
A lei de autonomia do BC prevê mandatos fixos de quatro anos ao presidente e aos diretores, com direito a uma recondução ao cargo.
Campos deve permanecer na presidência da instituição até o fim de 2024 e poderia ter o mandato estendido até 2028.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)