PIB de -4,7% leva em conta fim do isolamento em maio
O Ministério da Economia revisou a estimativa do PIB de 2020 para queda de 4,7%. Segundo a Secretaria de Política Econômica, o número leva em consideração o fim das regras de isolamento social nos estados ainda em maio...
O Ministério da Economia revisou a estimativa do PIB de 2020 para queda de 4,7%.
Segundo a Secretaria de Política Econômica, o número leva em consideração o fim das regras de isolamento social nos estados ainda em maio.
“Cabe ressaltar que tal projeção foi feita assumindo-se que as políticas de distanciamento social durem até o final de maio. Caso as políticas de distanciamento social se prolonguem o efeito econômico direto (perda de produção e queda mais acentuada no PIB de 2020) e o efeito indireto (maior número de empresas decretando falência, maior endividamento público e privado, aumento na taxa natural de desemprego, etc., gerando uma recuperação mais lenta e queda mais acentuada no PIB de longo prazo) serão acentuados.”
Em nota, a Economia ressaltou que é incerto como será a retomada econômica, porque “diversas empresas terão deixado de existir, com redução substancial dos postos de trabalho”.
“Nesse sentido, a agenda de reformas que visa a consolidação fiscal, a manutenção do teto de gastos, e o aumento da produtividade da economia serão ainda mais urgentes para evitar que essa crise transitória tenha efeitos permanentes sobre a economia.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)