PIB cresce 0,1% no terceiro trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estável no terceiro trimestre de 2023, com variação positiva de 0,1%, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, 5...
O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estável no terceiro trimestre de 2023, com variação positiva de 0,1%, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, 5. Essa é a terceira taxa positiva seguida, após a variação negativa de 0,1% nos últimos três meses de 2022.
Com o resultado, o PIB opera 7,2% acima do nível pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019. De janeiro a setembro, o PIB acumulou alta de 3,2%. Em quatro trimestres, o crescimento foi de 3,1%.
Em valores correntes, foram gerados 2,741 trilhões de reais no terceiro trimestre.
Dois dos três grandes setores econômicos avançaram no trimestre: indústria (0,6%) e serviços (0,6%). Já a agropecuária caiu 3,3% no período.
“A agropecuária atingiu o seu maior patamar no trimestre passado e neste há a saída da safra da soja, a maior lavoura brasileira, que é concentrada no primeiro semestre. Então há a comparação de um trimestre em que há um grande peso da soja com outro em que ela não pesa quase nada. Portanto, essa queda era esperada, mas está sendo um bom ano para a atividade, que está acumulando alta de 18,1% até o terceiro trimestre”, afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
Em comparação ao terceiro trimestre de 2022, o PIB cresceu 2,0%. Nesse período, a agropecuária avançou 8,8%, a indústria, 1,0%, e o setor de serviços, 1,8%.
O PIB do terceiro trimestre ficou acima do esperado pelo mercado financeiro, que projetava retração de 0,3% no período.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)