Petrobras atua para tentar barrar PL sobre redução do uso de diesel comum
Na contramão da orientação do governo Lula, que colocou a pauta sustentável como uma de suas prioridades para o segundo semestre, a Petrobras tem atuado para barrar o projeto que cria a Política Nacional da Redução do Diesel S-500 (diesel comum), em tramitação na Comissão de Minas e Energia da Câmara...
Na contramão da orientação do governo Lula, que colocou a pauta sustentável como uma de suas prioridades para o segundo semestre, a Petrobras tem atuado para barrar o projeto que cria a Política Nacional da Redução do Diesel S-500 (diesel comum), em tramitação na Comissão de Minas e Energia da Câmara.
A articulação contra a proposta também tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria.
Pelo texto, apresentado no ano passado, haverá uma redução de 10% do uso de diesel por ano até a completa eliminação do combustível.
Atualmente, os postos vendem dois tipos de óleo diesel: o S500, mais barato e poluente, que possui teor máximo de enxofre de 500 miligramas (mg) por quilo (kg); e o S10, com teor máximo de enxofre de 10 mg/kg, além de um percentual de mistura obrigatória de biodiesel (10% em 2022).
Nos bastidores, a mobilização ostensiva da entidade e da estatal tem colocado a base governista em uma saia justa.
Isso porque, até o momento, lideranças do governo evitaram se posicionar sobre o projeto, que recebeu um relatório contrário por parte do deputado Felipe Francischini (União-PR).
Parlamentares ligados ao tema avaliam que a inércia do governo sobre o projeto pode contribuir para que o Executivo perca ainda mais espaço sobre paternidade sobre a pauta verde, que tem avançado a partir de iniciativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
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