Pacote Pochmann vem com Mantega de brinde
Marcio Pochmann pode não ser a única novidade mais à esquerda no governo Lula. Junto com o novo presidente do IBGE, ala mais ideológica do PT tenta emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como...
Marcio Pochmann pode não ser a única novidade mais à esquerda no governo Lula. Junto com o novo presidente do IBGE, a ala mais ideológica do PT tenta emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como diretor-presidente da Vale, segundo o Estadão. O pacotão esquerdista também incluiria mudanças na diretoria da Petrobras.
Liderada pela presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR), essa ala terá de batalhar um pouco mais por Mantega, a julgar pelo histórico recente. O ex-ministro de Dilma Rousseff chegou a ser incluído na lista da equipe de transição de governo, no grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão — cujo ministério acabaria sendo assumido por Simone Tebet, responsável pelo IBGE. Após muito barulho, Mantega retirou o nome.
Assim como Pochmann, Mantega não é bem visto no mercado. Além disso, para que assuma o comando da Vale, seria preciso convencer os outros sócios da empresa. Hoje, os acionistas que o governo poderia influenciar somam pouco mais de 11% das ações da mineradora.
O terceiro pé do pacote esquerdista seria a mudança na diretoria da Petrobras, cuja gestão, de Jean Paul Prates, não estaria agradando Lula. A solução seria povoar a estatal com indicações do PT e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Enfim, fortes emoções para o país se avizinham.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)