O crescimento do Rei do Mate: um negócio de filho para pai
Foi Antônio Narsraui, filho do fundador da rede Kalil Nasraui, quem convenceu o pai a adotar o modelo de franquias para impulsionar o crescimento do negócio que hoje conta com mais de 300 lojas em 20 estados brasileiros
Fundado em 1978 por Kalil Nasraui na esquina da São João com a Ipiranga, em São Paulo, a primeira loja do Rei do Mate tinha apenas 20 metros quadrados e um balcão para atender os clientes. “O chá maté gelado era uma novidade que atraía muita gente. A loja tinha um ponto de ônibus logo na porta e a gente via pessoas descendo correndo para pegar um mate e volta na mesma condução”, lembra o filho do fundador, Antônio Nasraui, o CEO da rede.
Foi Antônio o responsável pela transformação do negócio do pai em uma empreitada de crescimento rápido e sólido. “As pessoas vinham de todo os lados de São Paulo para comprar nosso mate e pensei: isso pode ser diferente, vamos levar o Rei do Mate mais para perto dos nossos clientes”, conta o CEO, que foi quem convenceu o pai a migrar o negócio para o modelo de franquia.
Após desistir de uma possível carreira em Medicina e abrir uma loja do Rei do Mate, Antônio Nasraui, ao lado do pai, fez com que a marca se estabelecesse como referência no setor de franchising no Brasil. Em 2023, a rede foi reconhecida com o selo de melhor franqueador do ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), consolidando a posição de liderança no mercado.
Atualmente, são mais de 300 lojas em 20 estados que servem em média 3 pães de queijo por segundo, 1.800 copos de mate e 800 mil xícaras de café expresso gourmet e cappuccino por mês, com cerca de 18 milhões de clientes atendidos por ano.
Na edição desta semana do Sala Antagonista, Antônio Nasraui, conta os detalhes dessa história que transformou a loja de 20 metros no centro de São Paulo em uma rede com presença relevante em 19 estados do país.
Sala Antagonista
Todas as segundas-feiras, às 20h, no canal do YouTube de O Antagonista, Rodrigo Oliveira apresenta um novo episódio do Sala Antagonista, um bate-papo com personalidades e personagens do mundo dos negócios que estão mudando o panorama econômico nacional.
De onde vieram? Como enfrentaram os fracassos e as dificuldades no caminho? Quando entenderam que deveriam ajustar a rota ou insistir em uma aposta? Qual a ética de trabalho de pessoas e negócios que um dia foram comuns, mas se tornaram expoentes nos mais variados setores? Enfim, um mapa para quem quer entender sobre negócios ou se inspirar para saber como navegar neste universo.
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