Novos resultados de bancos: qual foi o melhor até agora?
Na tarde de ontem, Bradesco e Inter apresentaram seus resultados. Ambos reportaram aumento na inadimplência e vieram com números abaixo do esperado pelo mercado...
Na tarde de ontem, Bradesco e Inter apresentaram seus resultados. Ambos reportaram aumento na inadimplência e vieram com números abaixo do esperado pelo mercado. Além disso, tivemos a divulgação de um outro banco com resultados acima do mercado no dia de ontem. Saiba mais no Relatório Especial de hoje.
Bradesco (BBDC3)
O banco com sede em Osasco frustrou o mercado na divulgação dos seus resultados ao apresentar um lucro de 5,2 bilhões de reais, uma queda de 23% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A piora foi puxada pelo aumento de provisão para devedores duvidosos (PDD) na casa de 7,3 bilhões de reais, uma alta de 116% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.
Mesmo com a grande elevação na provisão, o índice de cobertura ficou no mesmo patamar do ano anterior em 200,7%, ou seja, a reserva da instituição para perdas no crédito é de duas vezes o valor de inadimplência dos últimos 12 meses. O crescimento da carteira de crédito nos últimos 12 meses foi de 13%.
Com isso, no trimestre, o retorno sobre o patrimônio (ROE) caiu cinco pontos percentuais atingindo 13%. O mercado não gostou e as ações do Bradesco abriram caindo 10% na manhã do dia de hoje.
Banco Inter (INBR32)
A fintech com sede em Minas Gerais, apresentou uma forte expansão na carteira, na ordem de 46%, na comparação ano contra ano. No entanto, o aumento da inadimplência afetou os resultados, subindo de 3% para 3,8%, o que acarretou maiores despesas com provisão para devedores duvidosos, de 263 milhões de reais no período. Já o seu índice de cobertura também subiu e fechou o trimestre no patamar de 142%, melhorando consideravelmente.
A marcação da carteira de títulos públicos foi um dos fatores que impactou negativamente o desempenho do Inter, bem como o crescimento das despesas e esses foram os principais fatores que causaram um prejuízo para o banco de 30 milhões de reais.
Apesar do aumento da inadimplência, observamos o Inter como um ativo barato, negociando a 85% do patrimônio líquido. O mercado reagiu positivamente com resultado e as ações subiram +7% na manhã de hoje, 9 de novembro.
Resultados dos bancos: quem foi melhor até agora?
Em minha análise, o BTG, que divulgou seus resultados, e que foi tema do nosso Relatório Especial, apresentou o melhor desempenho entre os bancos que já reportaram seus balanços (Santander, BTG, Bradesco e Inter). Se você quiser acompanhar nossa cobertura completa das empresas, você precisa conhecer o Inv Streaming por apenas R$ 27,90 mensais.
João Abdouni, analista CNPI na Inv Publicações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)