Mercados à espera de dados de inflação nos EUA e pesquisas eleitorais
O nível de pressão sobre os preços nos Estados Unidos deve orientar os investidores no retorno dos mercados brasileiros após o feriado. A expectativa é de que a inflação norte-americana tenha desacelerado levemente para 8,1% ...
O nível de pressão sobre os preços nos Estados Unidos deve orientar os investidores no retorno dos mercados brasileiros após o feriado. A expectativa é de que a inflação norte-americana tenha desacelerado levemente para 8,1% nos últimos doze meses encerrados em setembro, contra 8,3% da leitura anterior. Na comparação mensal, a expectativa é de alta de 0,2% em setembro, contra 0,1% do levantamento de agosto.
A inflação nos EUA vai ajustar as apostas no nível de juros por lá. Atualmente, investidores dão como certo um aumento de 0,75 p.p. na taxa básica norte-americana na próxima reunião do FED (Federal Reserve), banco central dos EUA, em novembro. O que pode mudar, no entanto, são as expectativas para o encontro de dezembro, quando a autoridade monetária deve elevar as taxas em mais 0,5 p.p. para 4,5% a.a.. Caso a inflação não dê sinais de arrefecimento esses números podem ser revisados para cima e levar a um reprecificação de ativos, principalmente, no que diz respeito a bolsas de valores.
Por aqui, a volta do feriado também terá divulgação de novas pesquisas sobre as eleições, depois de os últimos levantamentos terem mostrado uma distância menor entre os candidatos à presidência. Como não houve muita movimentação nos mercados internacionais durante a pausa brasileira, não há muitos ajustes a serem feitos.
No campo das commodities, o petróleo tipo Brent é negociado entre altas e baixas próximo a US$ 92,50/barril. O minério de ferro caiu bastante (-2,60%) na sessão de Singapura nesta manhã, cotado a US$ 91,80/tonelada. As agrícolas negociam majoritariamente em baixa. Um destaque para o setor é a proximidade da entrada do milho brasileiro no mercado chinês, esperada para dezembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)