Mercado otimista à espera de IPCA
Taxas futuras recuaram no Brasil e nos Estados Unidos enquanto investidores aguardam dados de inflação
Os juros futuros recuaram na sessão desta terça-feira, 9, às vésperas dos número da inflação oficial de março. A pressão sobre os preços continua sendo a principal preocupação dos investidores na calibragem das apostas para o futuro da taxa básica de juros brasileira, a Selic.
A expectativa do mercado é de desaceleração no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de março para 0,25%, após uma avanço de 0,83% no mês anterior. Na leitura anual, os economistas consultados pela Bloomberg esperam um avanço de 4,01% após 4,50% nos doze meses terminados em fevereiro.
O recuo nas taxas de juros nesta terça-feira, 9, impulsionou a bolsa de valores que encerrou o dia com o principal índice em alta de 0,80% aos 129,9 mil pontos. As principais contribuições positivas para o Ibovespa ficaram entre Itaú (+1,05%), B3 S.A. (2,14%) e Localiza (2,63%).
Na ponta oposta, Vale (-0,67%), Suzano (-0,50%) e Totvs (-1,20%) foram as três principais detratoras do indicador na sessão.
As ações da Petrobras, que continuam respondendo às notícias sobre a permanência ou não do presidente da empresa no cargo e à distribuição de dividendos extraordinários, registraram mais uma sessão de volatilidade. Os papéis, no entanto, encerraram o dia em teve leve alta com notícia sobre pagamento de 50% dos dividendos extras.
O dólar recuou 0,4% contra o real em um dia em que a moeda americana perdeu um pouco de força enquanto os investidores globais aguardam dados da inflação nos Estados Unidos. A divisa americana fechou as negociações cotada a 5,01 reais.
O índice DXY, que compara a moeda dos EUA contra uma cesta de países desenvolvidos, também recuou 0,03%, confirmando a cautela dos investidores às vésperas do CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) americano. Por lá a expectativa também é de desaceleração na pressão sobre os preços.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)