Mercado aposta em alta da Selic em setembro após Ata do Copom
Tom mais duro no discurso da autoridade monetária reforçou expectativas de que os juros podem subir antes do fim do ano
Os investidores passaram a precificar como uma certeza o aumento da taxa básica de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária no mês que vem. No fechamento dos negócios na segunda-feira, 5, a precificação indicava uma probabilidade de pouco mais de 50% de chance de uma alta da Selic em setembro. Essa perspectiva passou para 95% nesta terça-feira, 6.
A mudança nas perspectivas foi impulsionada pela Ata do Copom divulgada nesta manhã. O texto indica, pela primeira vez desde o início do ciclo de cortes, uma possibilidade real de reajuste da Selic diante de um cenário pressionado pelo dólar e pelas incertezas da economia internacional.
“O cenário marcado por projeções mais elevadas e mais riscos para a alta da inflação é desafiador, e o Comitê avalia que o desenrolar do cenário será particularmente importante para definir os próximos passos de política monetária (…) À luz desse acompanhamento, o Comitê avaliará a melhor estratégia: de um lado, se a estratégia de manutenção da taxa de juros por um tempo suficientemente longo levará a inflação à meta no horizonte relevante; de outro lado, o Comitê, unanimemente, reforçou que não hesitará em elevar a taxa de juros para assegurar a convergência da inflação à meta se julgar apropriado“, afirmou o texto da autoridade monetária.
Além disso, a recuperação das taxas futuras americanas durante a sessão também ajudou a impulsonar os juros futuros locais. As taxas avançaram quase 30 pontos na parcela intermediária da curva.
Os juros mais altos, no entanto, ajudaram a conter a alta do dólar, que recuou mais de 1% na sessão, para próximo de 5,65 reais. O movimento fez a moeda brasileira registrar a melhor performance em um grupo de 23 emergentes.
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, acompanhou a recuperação das bolsas americanas e encerrou o dia em alta de 0,80%, aos 126,3 mil pontos. Natura Co. (+3,53%), Brasdesco (+3,42% ON; +3,31% PN) e Multiplan (+3,07%) foram as principais altas do dia. Enquanto, Vamos (-10,03%), Pão de Açúcar (-7,17%) e Petz (-5,09%) registraram as maiores perdas da sessão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)