Medidas para conter crise hídrica afetam inflação, diz presidente do BC
Em evento virtual nesta sexta-feira (3), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que as medidas para conter a crise hídrica estão afetando a inflação e que o impacto nos preços é maior que o risco de racionamento...
Em evento virtual nesta sexta-feira (3), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que as medidas para conter a crise hídrica estão afetando a inflação e que o impacto nos preços é maior que o risco de racionamento, registra O Globo.
Nesta semana o governo reajustou em 52% a bandeira vermelha 2, renomeada para “bandeira crise hídrica”, o que deve elevar o preço da energia elétrica em 6,78% ainda em setembro. O aumento tende a repercutir em toda a economia.
“Obviamente, o reajuste da eletricidade, com os diversos reajustes de bandeira vermelha e essa última bandeira da crise hídrica, realmente tem impactado bastante [a inflação]. A eletricidade tem o poder de disseminar na cadeia [produtiva] esse aumento. A gente tem olhado isso bastante de perto”, disse o presidente do BC.
A inflação acumulada em 12 meses, de acordo com o IPCA-15, está em 9,3% —muito acima da meta do governo, de 3,75%. No dia 9 sairá o resultado do IPCA de agosto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)