Mantega faz pedido e coloca em risco eleição de brasileiro para o BID
Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, enviou uma carta à Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e aos governos do Chile, Colômbia e Argentina pedindo o adiamento da eleição para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)...
Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, enviou uma carta à Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e aos governos do Chile, Colômbia e Argentina pedindo o adiamento da eleição para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento está agendado para 20 de novembro.
No documento, Mantega, que integra a equipe de transição, disse falar em nome do novo governo e que Lula gostaria de indicar outro candidato, segundo relatos de pessoas ouvidas pelo jornal O Globo que tiveram acesso ao documento.
Como mostramos, em outubro, Paulo Guedes indicou Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central, como candidato do Brasil para comandar o BID, que é responsável por US$ 12 bilhões em empréstimos para prefeituras, estados e governos na América Latina.
O Tesouro dos Estados Unidos já havia indicado o apoio a Ilan. O pais é o maior acionista do BID, com 30% do capital (e dos votos), enquanto o Brasil tem 11%. O PT, no entanto, resiste à indicação de Ilan. O mandado é de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)