Lula vê Campos Neto como “um adversário”
Segundo o petista, está no momento de indicar um novo dirigente para o Banco Central
O presidente Lula (PT) voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por conta da condução da política monetária do país. Segundo o petista, o titular do BC é “um adversário”.
“O presidente do Banco Central é um adversário: político, ideológico e adversário do modelo de governança que nós fazemos. Ele foi indicado pelo governo anterior e faz questão de dar demonstração de que não está preocupado com a nossa governança, ele está preocupado é com o que ele se comprometeu”, disse o petista durante entrevista à Mirante News FM, rádio do Maranhão.
Ainda segundo Lula, o momento é de trocar o chefe do Banco Central. O mandato de Campos Neto termina em 31 de dezembro deste ano.
“Está chegando o momento de trocar, eu vou ter que tirar ele e colocar outra pessoa, e eu acho que as coisas vão voltar à normalidade, porque o Brasil é um país de muita confiabilidade”, completou Lula.
Culpa do Tarcísio
Nesta semana, Lula acusou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de ter mais influência nas decisões do Banco Central do que ele. “Sinceramente, tem mais do que eu”, disse Lula em entrevista à rádio CBN.
A declaração veio após o governador paulista aparecer ao lado de Roberto Campos Neto em solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Na última quarta-feira, 19, o Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 10,50% ao ano — interrompendo o ciclo de cortes. A decisão foi unânime, com votos, inclusive, por parte dos diretores indicado pelo presidente Lula.
Nessa quinta-feira, 20, o dólar fechou em alta a R$ 5,46, atingindo o maior valor registrado no governo Lula 3. “Nós estamos tranquilos, esse nervosismo especulativo que está acontecendo não vai mexer com a seriedade da economia brasileira”, disse o petista à Mirante News FM.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)