Lula reúne líderes do Congresso para tentar ampliar o caixa do governo ainda neste ano
Presidente e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vão fazer apelo aos líderes do Congresso durante encontro nesta terça-feira (31) no Palácio do Planalto...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vão se reunir nesta terça-feira (31) com líderes do Congresso no intuito de mediar a aprovação ainda neste ano de medidas que ampliem a arrecadação do governo. O encontro ocorre dias depois de o presidente ter sinalizado que dificilmente o governo irá cumprir a meta de déficit zero em 2024.
“O presidente quer reafirmar isso. Inclusive junto aos líderes, de que a prioridade absoluta até o final do ano é votarmos essas medidas da agenda econômica apresentada pela equipe econômica e que consolidam esse esforço de equilíbrio macroeconômico no país. O presidente tem dito que a coisa mais importante e concluímos até o final do ano a aprovação das medidas que geram equilíbrio do orçamento público e fazem justiça tributária”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Além da reforma tributária, que deve ser apreciada pelo Senado no mês de novembro, o governo tenta um esforço para que os senadores aprovem ainda neste ano o PL das offshores e o projeto que regulamenta as apostas esportivas no Brasil. Na Câmara, o esforço é para aprovar a proposta que trata da subvenção do ICMS.
Padilha também rebateu a ideia de que está “faltando sintonia entre o presidente Lula e o seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Quem continuar especulando que não tem sintonia entre o presidente Lula e o ministro Fernando Haddad vai perder dinheiro de novo”, afirmou Padilha.
O Palácio do Planalto espera atingir R$ 168,5 bilhões em receitas extras em 2024 para tentar zerar o deficit primário. A partir de agora, o Congresso tem cerca de oito semanas até o fim de 2023 para votar as propostas relacionadas ao Orçamento do ano que vem e projetos prioritários para o governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)