Líder do PT reforça pressão sobre o Banco Central
Líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu (foto) reforçou a pressão de seu partido sobre o Banco Central por causa da Selic, que atualmente está em 13,75%. Em artigo...
Líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu (foto) reforçou a pressão de seu partido sobre o Banco Central por causa da Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano. Em artigo publicado no site do Partido dos Trabalhadores na Câmara, o parlamentar, que é filho do ex-ministro José Dirceu (PT), afirma que “a atual taxa básica de juros estabelecida pelo Banco Central –13,75% ao ano– é inconcebível à luz de qualquer parâmetro técnico“.
“A taxa real de 8% ao ano –a mais alta do planeta– impacta decisivamente a qualidade de vida da população, pois prejudica frontalmente a criação de empregos e renda, compromisso maior do governo eleito em 2022″, prossegue Zeca Dirceu, que também defende que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, compareça ao Congresso para dar explicações sobre o atual nível da taxa básica de juros.
“Não se trata de fulanizar o problema, mas sim, na presente conjuntura, de analisar as consequências das decisões. E o quadro é claro: a taxa de juros é absurda, exagerada, abusiva. É só fazer a comparação do juro real do Brasil com o de qualquer outro país. Quando as decisões resultam em melhorias na economia, tudo se acalma. Campos Neto precisa explicar detalhadamente a razão de juros tão altos“, afirma o petista.
Zeca Dirceu também diz que a autonomia do BC “permitiu que um órgão estratégico ficasse descolado das plataformas dos governos escolhidos pelo povo brasileiro nas urnas” e que “o governo não pode abrir mão de sua autoridade monetária“.
“Autonomia do BC não significa menores índices de inflação e menos privilégios para o setor financeiro. Essa questão em algum momento terá que ser discutida, pois, hoje, a autonomia é apenas instrumento para manter e aprofundar um sistema elitista que se confunde com o sistema financeiro“, acrescenta o petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)