José Múcio viajará à Suécia para negociar venda de aeronaves Embraer C-390
O ministro da Defesa, José Mucio, prepara uma viagem oficial à Suécia com o objetivo de negociar a venda de aeronaves Embraer C-390 Millennium. A intenção é fechar um acordo para a venda de três ou quatro unidades do modelo para o país nórdico...
O ministro da Defesa, José Mucio, prepara uma viagem oficial à Suécia no mês que vem com o objetivo de negociar a venda de aeronaves Embraer C-390 Millennium. A intenção é fechar um acordo para a venda de três ou quatro unidades do modelo para o país nórdico.
A expectativa é que a escolha da Áustria pelo C-390, em substituição aos Lockheed Martin Hercules C-130, anunciada na semana passada, tenha impulsionado o interesse pela aeronave brasileira. Além do Brasil, Portugal e Hungria já adquiriram o KC-390, como é conhecido no meio militar, e a Holanda também manifestou recentemente a intenção de compra, embora ainda não tenha formalizado o contrato.
Para impulsionar a negociação com a Suécia, o governo brasileiro está utilizando a encomenda de um segundo lote de caças Gripen E/F, fabricados pela Saab, como reforço de argumento. A empresa sueca foi concorrente da Embraer durante os anos 1980 no mercado de aviões regionais. No entanto, desde que o Gripen foi escolhido para equipar a Força Aérea Brasileira, se tornaram parceiras estratégicas.
Em abril deste ano, as duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento, no qual a Saab apoia a escolha do C-390 Millennium como substituto do C-130 da Força Aérea da Suécia. Essa decisão foi tomada após o governo sueco considerar a compra de unidades usadas do C-130J.
A Embraer tem como objetivo expandir a presença no mercado internacional e tem utilizado o C-390 como uma peça chave nesse processo. A chegada de novos pedidos, como o da Suécia, certamente reforçaria ainda mais a competitividade da Embraer no mercado aeroespacial.
O C-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático militar com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, flexibilidade operacional, além de alta confiabilidade e eficiência em missões diversas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)