JBS reverte prejuízo e lucra R$ 1,72 bi no segundo trimestre
Empresa registrou receita recorde no período e ultrapassou a marca de 100 bilhões de reais em três meses pela primeira vez
De acordo com a empresa, o desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelas operações de aves e suínos, beneficiadas por custos mais baixos de matérias-primas, como grãos.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado da JBS atingiu 9,88 bilhões de reais no período, mais que o dobro do registrado no ano anterior. Cerca de 75% desse valor foi gerado pelas unidades de processamento de frango e porco, incluindo Pilgrim’s Pride (PPC.O), Seara e JBS USA Pork.
“Os negócios de aves e suínos beneficiam-se da redução do preço dos grãos e do equilíbrio entre oferta e demanda. Com resultados fortes nos Estados Unidos, México e Europa, a Pilgrim’s superou as expectativas do mercado ao registrar o melhor Ebitda da história para um trimestre: 4,1 bilhões de reais, ante 1,9 bilhão de reais no mesmo período de 2023”, explicou o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, em nota.
Impacto dos preços das commodities
Os preços do milho e da soja, principais matérias-primas para a ração animal, estão em níveis próximos aos mais baixos dos últimos quatro anos na bolsa de Chicago. Essa queda se deve às expectativas de grandes safras nos Estados Unidos e em outros países, incluindo o Brasil. Esse cenário tem um impacto significativo nos resultados da JBS, que no passado foi prejudicada por altos custos de matérias-primas, comprimindo as margens.
Desempenho da Seara
Tomazoni destacou que a unidade de alimentos processados, aves e suínos da JBS no Brasil, a Seara, superou desafios operacionais passados e está incorporando melhorias contínuas, com Ebitda ajustado de 2 bilhões de reais.
“Na Seara, continua acelerado o processo de melhorias operacionais, agora incorporando melhorias nos processos comerciais. Com margem Ebitda de 17,4%, a Seara confirma as expectativas otimistas que vínhamos sinalizando nos trimestres anteriores. Além disso, os investimentos realizados ao longo dos últimos anos começam a render bons frutos“, destacou Tomazoni.
Resultados da Pilgrim’s Pride
A Pilgrim’s Pride, na qual a JBS detém uma participação de 82,5%, havia divulgado um Ebitda recorde no segundo trimestre. Esse desempenho, juntamente com os resultados positivos das unidades de aves e suínos, ajudou a compensar uma queda de 65% no Ebitda da unidade de carne bovina da América do Norte, que representa a maior parte do faturamento da empresa.
Geração de caixa e redução da dívida
Com o sólido desempenho operacional, a JBS aumentou a geração de caixa livre de 1,26 bilhão de reais no segundo trimestre de 2023 para 5,5 bilhões de reais no mesmo período deste ano. Esse aumento permitiu à empresa reduzir a alavancagem. O indicador de dívida líquida em reais passou de 3,87 vezes no segundo trimestre de 2023 para 3,06 vezes no mesmo período de 2024. Em dólares, a desalavancagem foi ainda maior, caindo de 4,15 vezes para 2,77 vezes, com a dívida líquida diminuindo mais de 1 bilhão de dólares em relação ao primeiro trimestre, totalizando 14,8 bilhões de reais.
Receita total ultrapassa 100 bilhões de reais
A receita total da JBS superou os 100 bilhões de reais em um trimestre pela primeira vez, alcançando 100,6 bilhões de reais, com aumento de 12,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)