Investimento social só faz sentido se fizer diferença
Empresa se especializa em medir impacto social de iniciativas privadas e ajuda interessados a encontrar parcerias eficientes
Em um cenário de pressão para que empresas e organizações em geral estejam engajadas em fazer o bem, é importante entender qual o efeito das ações ditas sociais e o impacto real dessas iniciativas.
Em boa parte das vezes, as empresas procuram organizações da sociedade civil para encaminhar os recursos destinados a esse fim. No entanto, por falta de estrutura das organizações beneficiadas pelo investimento, ou por falta de clareza sobre quais são, efetivamente, os indicadores que medem o impacto social há sempre um risco de que o dinheiro não esteja sendo efetivo.
Para solucionar este problema, Geovana Conti criou a Paresi Social, uma startup que analisa dados sobre ações e projetos sociais e elabora relatórios dentro dos principais padrões de responsabilidade social seguindo padrões da ONU (Organização das Nações Unidas), GRI (Iniciativa de Reporte Global) e Direitos Humanos.
A empresa faz ainda uma curadoria de projetos e apresenta um portfólio de ONGs, negócios de impacto, projetos e instituições confiáveis para que as companhias escolham as que mais têm aderência aos objetivos da marca e assim possam oferecer apoio de forma mais assertiva.
“Queremos que o investimento social privado seja tão simples quanto acender a luz. Enquanto poucos falavam sobre ESG, já nos preocupávamos em causar impacto social. São mais de 10 anos de experiência e muito trabalho para entender e desenvolver uma solução que conecte empresas a negócios de impacto, ONGs e instituições atingindo vidas e transformando realidades”, diz Geovana Conti, que é CEO da Paresi.
Conti é a entrevistada no episódio desta semana do Sala Antagonista, que vai ao ar às 20hs. Na conversa com Rodrigo Oliveira, ela lembra a trajetória até a fundação da Paresi e os desafios para transformar o investimento bem intencionado em negócios de verdadeiro impacto social.
Sala Antagonista
Todas as segundas-feiras, às 20h, no canal do YouTube de O Antagonista, Rodrigo Oliveira apresenta um novo episódio do Sala Antagonista, um bate-papo com personalidades e personagens do mundo dos negócios que estão mudando o panorama econômico nacional.
De onde vieram? Como enfrentaram os fracassos e as dificuldades no caminho? Quando entenderam que deveriam ajustar a rota ou insistir em uma aposta? Qual a ética de trabalho de pessoas e negócios que um dia foram comuns, mas se tornaram expoentes nos mais variados setores? Enfim, um mapa para quem quer entender sobre negócios ou se inspirar para saber como navegar neste universo.
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