Investidores veem alívio com Estados Unidos, mas realidade pode surpreender
Bolsas globais iniciam a semana sem muitas alterações, com índice europeu, EuroStoxx 600, em leve baixa de 0,03% nesta manhã (às 7h37). O anúncio do acordo entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, sobre o teto da dívida deve trazer alívio, mas...
Bolsas globais iniciam a semana sem muitas alterações, com índice europeu, EuroStoxx 600, em leve baixa de 0,03% nesta manhã (às 7h37). O anúncio do acordo entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, sobre o teto da dívida deve trazer alívio, mas as consequências imediatas talvez não sejam tão positivas.
Caso o acordo seja aprovado pelo Congresso americano, o Tesouro pode então emitir novas dívidas o que levaria, portanto, a uma queda de liquidez no curto prazo em função da necessidade de reposição do caixa do governo. Isso deverá impactar a performance de ativos de risco. Por outro lado, reduziria a pressão sobre o FED (Federal Reserve) por aumento nas taxas de juros, visto que parte da contração monetária pode resultar da emissão de dívida.
No Brasil, os investidores também estão de olho no Boletim Focus desta segunda-feira em função do efeito que o IPCA-15 abaixo do esperado na sexta-feira pode ter tido na ancoragem das expectativas de inflação dos agentes econômicos.
No campo das commodities, o minério de ferro recupera o preço na primeira parte da sessão em Singapura, cotado a US$ 103,05 a tonelada (+2,46%). O petróleo era negociado em queda de 0,42%, a US$ 76,63 o barril tipo Brent, às 7h47. Nas agrícolas, grãos estão em alta, com destaque para milho.
Vale lembrar que hoje é feriado nos Estados Unidos e na Inglaterra, o que deve reduzir a liquidez nos mercados como um todo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)