Instituto Paraná: 76,9% não conhecem nem ouviram falar no arcabouço fiscal
Pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quarta-feira (24) aponta que 76,9% dos brasileiros não conhecem nem ouviram falar no do arcabouço fiscal, formulado para substituir o teto de gastos...
Pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quarta-feira (24) aponta que 76,9% dos brasileiros não conhecem nem ouviram falar no do arcabouço fiscal, formulado para substituir o teto de gastos. Outros 17,2% conhecem o texto enviado pelo governo Lula ao Congresso apenas de ouvir falar, enquanto 5,9% responderam que conhecem o projeto.
Como mostramos, o texto-base do arcabouço foi aprovado ontem à noite na Câmara, por 372 votos a 108. O novo marco fiscal estabelece que o governo só pode aumentar as despesas em 70% em relação ao resultado da arrecadação. Por exemplo, exemplo se a arrecadação crescer 2%, a despesa só poderá aumentar até 1,4%. Apesar disso, o texto estabelece que as despesas somente podem aumentar no máximo 2,5%, mesmo se houver crescimento expressivo de arrecadação.
Do outro lado, a proposta autoriza o governo federal a aumentar as despesas em pelo menos 0,6%, independentemente se houver queda na arrecadação. Os percentuais serão aferidos em um período de 12 meses – primeiro semestre do ano corrente mais o segundo semestre do ano anterior.
Foram entrevistados 2.023 eleitores em 26 estados e no DF, entre os dias 16 e 21 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)