INSS implementa inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos
O INSS utiliza inteligência artificial para combater fraudes em atestados médicos O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) começou a usar a inteligência artificial (IA) nesta segunda-feira (15) para identificar.
O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) começou a usar a inteligência artificial (IA) nesta segunda-feira (15) para identificar e prevenir fraudes em atestados médicos.
A iniciativa também visa a ajudar a reduzir as longas filas de espera.
Essa novidade foi previamente revelada à CNN em dezembro do ano passado por Alessandro Stefanutto, o presidente da instituição.
Como o programa de inteligência artificial vai funcionar?
Essa tecnologia de IA irá operar em conjunto com o sistema Atestmed, uma plataforma que possibilita solicitar benefícios à distância por meio da análise de documentos.
Essa aplicação [Atestmed] está em funcionamento desde setembro.
Os indicativos de possíveis fraudes serão identificados pela IA em várias informações como: nome e localização do hospital que emitiu o atestado, número do CRM [Conselho Regional de Medicina] do médico que assinou o atestado, assim como autenticidade das assinaturas.
Por que usar a inteligência artificial?
Segundo o INSS, a implementação do sistema Atestmed ajudou a acelerar o processo de concessão de benefícios.
No entanto, houve o receio de que, sem a necessidade de uma perícia presencial, houvesse mais chances de ocorrerem fraudes, concessões irregulares, gerando, assim, um alto custo para o órgão público.
Portanto, a IA tem a função de preencher essa lacuna.
“A inteligência artificial é uma necessidade. O médico perito não tinha um banco de dados para comparar a letra do atestado, saber se fugia do padrão. A inteligência artificial vai sendo alimentada e consegue comparar estes padrões”, explicou o presidente do INSS, no final do ano passado.
Resumindo, a IA está sendo usada com o objetivo de tornar os processos mais eficientes e confiáveis, agindo como uma ferramenta adicional no combate a fraudes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)