Insistência de Lula por Mantega na Vale derruba Ibovespa
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, voltou a fechar no vermelho, nesta quarta-feira, 24, após alívio na sessão anterior e acompanhou a perda de fôlego da mineradora Vale e o distanciamento das bolsas americanas dos maiores níveis do dia. A Petrobras também contribuiu para o recuo do índice...
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, voltou a fechar no vermelho, nesta quarta-feira, 24, após alívio na sessão anterior e acompanhou a perda de fôlego da mineradora Vale e o distanciamento das bolsas americanas dos maiores níveis do dia. A Petrobras também contribuiu para o recuo do índice.
A bolsa brasileira que ficou no positivo pela maior parte da sessão. Por volta da 15h, o Ibovespa avançava 0,45%. Logo em seguida, rumores apontando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em campanha pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para CEO da Vale derrubaram as ações da mineradora e, com elas, o próprio índice acionário.
De acordo com notícias atribuídas a fontes anônimas, Silveira estaria ligando a membros do Conselho de Administração da Vale para que defendessem a candidatura de Mantega à presidência da companhia. Ainda segundo esses rumores, o ministro teria sido incisivo sobre o assunto e deixado claro que o presidente Lula quer o companheiro no principal assento executivo da empresa e não em uma cadeira do conselho, como chegou a circular há poucos dias.
O resultado foi desvalorização das ações da mineradora, que estavam em alta de mais de 2%, para o fechamento com 1% de valorização. Durante toda a sessão, a Vale foi a principal contribuinte para o avanço do Ibovespa. A partir da desaceleração dos papéis da minerador, o indicador também sofreu e encerrou o dia em queda de 0,35%, aos 127,8 mil pontos.
A queda do dólar e dos juros futuros também desaceleraram, mas o movimento este muito mais ligado à piora na performance das taxas globais. Os rendimento dos títulos públicos americanos aceleraram a alta durante a tarde, fazendo com que as taxas americanas de dois e dez anos operassem próximas das máximas do pregão. O índice dólar também reduziu as perdas.
Com isso, a moeda americana, que chegou perto de 0,8% durante a manhã, reduziu as perdas e encerrou a sessão em queda de pouco mais de 0,30% contra o real, cotada a 4,93 reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)