Inflação americana em linha derruba juros no Brasil
Apesar disso, para o mercado financeiro o espaço para um corte da taxa Selic ainda este ano continua abaixo de 10%
O dados do deflator PCE (índice de preços de Gastos com Consumo Pessoal) alinhados às expectativas do mercado fez com que as taxas americanas recuassem no início desta sexta-feira, 31. Os juros futuros brasileiros acompanharam o otimismo dos investidores no exterior e também caem.
O número americano, que é o indicador de inflação acompanhado mais de perto pelo FED (Federal Reserve), avançou 0,3% em abril ante março, de acordo com dados foram divulgados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Na leitura anual, o índice ficou em 2,7%. Ambos ficaram exatamente onde as expectativas colhidas pela Bloomberg estavam.
O núcleo do deflator do PCE, que exclui itens mais voláteis da conta, ficou em 2,8% para o acumulado em 12 meses e 0,2% na comparação entre abril e o mês anterior.
Sem surpresas com as pressões sobre os preços, os investidores reagiram positivamente a dados melhores que o esperado para gastos pessoais em abril (0,2% de avanço, contra 0,3% das estimativas) e para gastos pessoais reais, descontada a inflação (recuo de 0,1% contra uma aceleração de 0,1% esperada).
Os dados reforçaram as apostas em, pelo menos, um corte na taxa básica de juros americana que, na quinta-feira, 30, foram impulsionadas pela revisão do crescimento econômico dos Estados Unidos no primeiro trimestre. As chances de uma redução no custo dos empréstimos em setembro deste ano passou de cerca de 50% no fechamentos das negociações na quarta-feira, 29, para 60% nesta manhã.
Por aqui, os juros futuros passaram a recuar mais fortemente logo após o dado americano, com taxas para alguns vencimentos caindo até 5 pontos base. Apesar disso, as perspectivas para um afrouxamento monetário por aqui continuam bastante desafiadoras. A precificação de mercado para a Selic permanece indicando menos de 10% de chances de um novo corte da taxa básica de juros local ainda este ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)